Novidades

Serviço que alerta por SMS sobre risco de desastres começa a funcionar em fevereiro!

Publicado por Fábio Amato em 15/03/2017 11:47

Serviço que alerta por SMS sobre risco de desastres começa a funcionar em fevereiro!
Um sistema de alerta que usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, começará a funcionar a partir de 1º de fevereiro no país.
 

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o projeto será implantado inicialmente em 20 cidades de Santa Catarina, estado que tem histórico de problemas provocados pelas chuvas.

Até o final de 2017, estima a agência, o sistema deve estar funcionando em todo o país. Além da Anatel, participam do projeto a Defesa Civil e as operadoras de telefonia. Não haverá custo para o usuário nem para o governo.

 

De acordo com a agência, a partir do dia 1º todos os moradores dessas cidades que possuem celular, independente da operadora, vão receber uma mensagem de texto (SMS) convidando para a adesão ao programa de alerta.

 

O texto da mensagem será: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". Também haverá campanha de divulgação nos meios de comunicação.
 

As mensagens de alerta começarão a ser enviadas a partir de 7 de fevereiro, caso haja risco de algum desastre.

 

Esse projeto piloto nas 20 cidades de Santa Catarina terá duração de 120 dias. Em julho, o serviço deve começar a ser disponibilizado para outras partes do país, segundo a Anatel.

Fonte: G1, Brasília

e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet